Esse é meu diário, vou tentar relatar fielmente meu sentimentos a fim de poder, posteriormente, eu mesma reorganizá-los!

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Enfrentando a lesão - transformação de culpa em libertação

Gostaria de saber desde quando começou essa discussão sobre "bullyng" porque eu, como tenho uma deficiência física decorrente de uma deficiência neurológica (hemiparesia esquerda), sempre fui desrespeitada pelos meus colegas de escola (principalmente de 1985 a 1992) e ninguém fazia nada. De certo achavam que era "coisa de criança". Mas essa "coisa de criança" me deixou com severas seqüelas emocionais na minha vida adulta. Só faltavam dizer que eu tinha que "respeitar para se respeitada".
CERTOS GRUPOS SOCIAIS TÊM A SUA DINÂMICA REGIDA POR PRESSUPOSTOS QUE, MUITAS VEZES, NÃO INCLUEM DEFICIENTES FÍSICOS.
Eu, como já era excluída na escola, achava que ninguém queria me incluir. Por isso, sempre fui uma pessoa revoltada.
Até mesmo no meu trabalho. "Professoras" são minhas colegas de trabalho e (algumas) desmerecem a minha atuação na função de secretária escolar, primeiramente, por eu ter uma deficiência. Hoje me pergunto a quem a "inclusão" interessa, para quê e que tipo de "inclusão" é essa?! Na minha época de escola tive professoras de verdade (muito melhores em todos os sentidos) que me estimularam a continuar estudando e me mostraram que eu sou capaz como TODO MUNDO COM DIREITO À IGUALDADE DE OPORTUNIDADES COMO OS DEMAIS.
Gostaria muito de saber o que é possível fazer no meu caso porque vejo colegas meus deficientes que nunca precisaram ouvir depois de uma queixa aos pais que "você deve ter feito alguma coisa para isto acontecer"! É difícil, para mim, não me sentir um lixo, não me sentir uma merda, não achar que minha vida é uma merda e achar que a culpada nisso tudo não sou eu!
Por que será que fui infeliz até aqui?!

http://reapnimprensa.blogspot.com/2008/04/alunos-com-deficincias-so-vtimas.html

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-294X2007000100007&lng=e&nrm=iso&tlng=e

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-80232007000100003&script=sci_arttext